quinta-feira, 20 de março de 2014

Milionário e José Rico

As Gargantas de Ouro 

Conhecidos com a alcunha de "As gargantas de Ouro do Brasil", contam com 28 discos gravados desde 1973, e dois filmes, Na Estrada da Vida, de 1980, e "Sonhei com você", de 1989. 

A música lendária 

A música Estrada da Vida, de autoria de José Rico em 1978, tornou-se lendária, entitulando até o filme, onde Milionário e José Rico atuam, interpretando eles próprios. A simpatia de Jose Rico pelos mais variados estilos musicais como a gaúcha, mexicana, paraguaia e cigana dotou essa dupla de um estilo caracteristico e inconfundível. O uso de instrumentos como harpas, trompetes e em especial o acordeon, demonstraram esta miscigenação e riqueza musical. 

Milionário 

Romeu Januário de Matos, o Milionário, nasceu em Monte Santo, estado de Minas Gerais, no dia 04/01/1940, contando hoje com 69 anos. Foi pedreiro, garçom e pintor de parede e encontrou inspiração musical em sua mãe, observando-a cantar. Aprendendeu musica "de ouvido", sem ter estudado em conservatório musical. 

José Rico 

José Alves dos Santos, o José Rico, nasceu em São José do Belmonte, estado de Pernambuco no dia 29/06/1946, contando hoje com 62 anos. Por ter sido criado na cidade de Terra Rica, no estado do Paraná desde os dois anos de idade, acabou adotando, e registrando em Cartório, o nome José Rico Alves dos Santos, em alusão à cidade paranaense onde viveu sua infância. O apelido foi inventado por um padre, ainda durante a infância de José Rico. 

O sonho, em São Paulo 

Em 1970, coincidentemente Romeu e José foram para a cidade de São Paulo, capital do estado de São Paulo, para tentarem sucesso em suas respectivas carreiras de cantores. Coincidentemente também, os dois foram hospedar-se no Hotel Rio Preto, conhecido como "Hotel dos Artistas", onde artistas anônimos ficavam hospedados em busca da realização de um sonho, e se apresentavam em locais como circos para irem sobrevivendo até que a sorte os ajudasse a tornarem-se profissionais. 

O primeiro encontro 

E não deu outra, em 1970, quando os dois se encontraram, no Hotel, ao serem apresentados, José Rico dizendo seu nome a Romeu, pois já tinha o apelido de José Rico, Romeu disse a ele "se você é o José Rico, pode me chamar de Milionário", em alusão ao "carnê milionário" do Baú da Felicidade do grupo Silvio Santos. A partir daquele momento, o destino já havia preparado o que todos iriam conhecer a partir de 1973. 

A formação da dupla 

O filme Na Estrada da Vida relata que assim que se conheceram já foram chamados para apresentarem-se em um circo. Foi o início da vitoriosa trajetória de Milionário e José Rico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário